Monday, 26 March 2018

Steve jobs sem opções de ações


Quando Steve Jobs se recusou a dar o estoque dos empregados adiantados da Apple, Steve Wozniak ofereceu US $ 10 milhões do seu.


Steve Wozniak. AP.


Steve Jobs pode ter sido um homem de negócios brilhante, mas ele nem sempre foi legal.


O empregado da Apple nº 12, Daniel Kottke, era uma dessas pessoas. Ele tinha viajado para a Índia com Jobs e era seu amigo da faculdade, mas Jobs ainda não sentia que ele era digno de estoque. Kottke disse mais tarde a Dice que esperava conhecer o fundador de Facebook, Eduardo Saverin, porque sentia que os dois tinham histórias semelhantes.


"Ele deve ser o verão de 1980 e nunca tive uma opção de estoque", disse Kottke a Dice. "Ninguém jamais me falou sobre isso. Tudo o que eu queria era apenas tocar a base com Steve sobre isso, e ele simplesmente não iria falar comigo. Ele me manteve esperando fora de seu escritório por horas, em várias ocasiões. Foi muito frio. E você sabe como ele é, ele apenas ficaria no telefone sem parar até eu sair, porque ele não queria falar comigo ".


Quando outro executivo da Apple mais tarde confrontou Jobs sobre a falta de opções de estoque da Kottke e ofereceu-se para combinar o que Jobs lhe deu, Jobs respondeu infameamente: "OK. Vou dar-lhe zero".


O outro co-fundador da Apple, Steve Wozniak, não sentiu que isso estava certo. Quando a Jobs se recusou a entregar as opções de compra de ações, Wozniak cavou em seus próprios bolsos e ofereceu US $ 10 milhões de ações da Apple aos primeiros funcionários da garagem. Ele diz que era "o certo" fazer.


Ele conta em um comentário no Google+: "E quando Jobs (no filme [Steve Jobs], mas realmente um conselho faz isso) negou estoque para a equipe inicial da garagem (alguns nem sequer mostrados) Estou surpreso que [os produtores] escolheu não me mostrar que me dera cerca de US $ 10 milhões do meu estoque para eles porque era o certo. E US $ 10 milhões foram muito naquela época ".


O chefe da Apple, Steve Jobs, foi avisado sobre as opções de compra de ações


Steve Jobs. Fotografia: Ian Waldie / Getty.


O chefe da Apple, Steve Jobs, foi avisado sobre as opções de compra de ações


Qua 25 Abr '07 13.24 BST.


Compartilhar no Facebook.


O ex-diretor de finanças da Apple levantou novas questões sobre o papel desempenhado por Steve Jobs, o executivo-chefe da gigante da tecnologia, em um controverso prêmio de opções de ações.


Fred Anderson disse que havia avisado o Sr. Jobs no final de janeiro de 2001 das implicações das opções de estoque de backdating que foram concedidas a vários executivos seniores.


Ele afirmou que o Sr. Jobs o havia assegurado que a concessão havia sido aprovada pelo conselho da empresa no início desse mês.


O Sr. Anderson fez o pedido depois de concordar em pagar US $ 3,5 milhões (£ 1,75m) para liquidar as acusações contra ele pela Comissão de Valores Mobiliários (SEC) sobre o assunto.


Em dezembro do ano passado, um inquérito interno não encontrou evidências de irregularidades por parte do Sr. Jobs.


A SEC também acusou a ex-conselheira geral da Apple, Nancy Heinen, de participar do backdating fraudulento de opções.


Em um caso arquivado em um tribunal de distrito californiano de ontem, a SEC alegou que a Sra. Heinen havia levado a Apple a apoiar duas bolsas de grandes opções para executivos seniores da Apple e também a acusava de alterar os registros da empresa para ocultar a fraude.


De acordo com o processo arquivado pela SEC, a Apple concedeu 4,8 milhões de opções à sua equipe executiva em fevereiro de 2001. Como essas opções poderiam ser usadas para comprar ações abaixo do preço de mercado, a Apple deveria denunciar uma cobrança em suas demonstrações financeiras publicamente arquivadas .


"A comissão alega que, para evitar denunciar essa despesa, a Heinen fez com que a Apple alterasse as opções até o dia 17 de janeiro de 2001, quando o preço da ação da Apple era substancialmente menor. Heinen também alegou ter dirigido seu pessoal para preparar documentos falsamente indicando que a Apple O conselho aprovou a concessão da equipe executiva em 17 de janeiro ", explicou a SEC.


Ele afirma que isso salvou a Apple com mais de US $ 18 milhões em despesas de compensação.


O advogado da Sra. Heinen, Miles Ehrlich, disse que iria lutar contra as acusações.


"Todas as ações que a Nancy levou foram totalmente compreendidas e autorizadas pelo conselho de administração da Apple, era consistente com os interesses dos acionistas e consistente com as regras, uma vez que ela as entendia razoavelmente", disse ele.


O Sr. Anderson foi acusado de não tomar medidas para garantir que as demonstrações financeiras da Apple estavam corretas. Seu advogado, Jerome Roth, emitiu uma declaração dizendo que seu cliente não admitiu ou negou as acusações da SEC, e afirmou que ele havia consultado o Sr. Jobs na época.


"Fred foi informado por Steve Jobs no final de janeiro de 2001 que o Sr. Jobs tinha concordado com o conselho de administração para a concessão da equipe executiva em 2 de janeiro de 2001", disse Roth, parceiro da Munger, Tolles & amp; Olson.


"No momento em que o Sr. Jobs forneceu a Fred essa garantia, Fred advertiu o Sr. Jobs que a concessão da equipe executiva teria que ter um preço com base na data do acordo atual do conselho ou poderia haver uma taxa contábil.


"Ele ainda informou o Sr. Jobs que o conselho teria que confirmar sua aprovação prévia em um método legalmente satisfatório. O Sr. Jobs disse que o conselho tinha dado sua aprovação prévia eo conselho verificaria. Fred confiou nestas declarações do Sr. Os empregos e eles concluíram que a concessão estava sendo devidamente tratada ", acrescentou Roth.


Steve Jobs co-fundou a Apple em 1976 e foi creditado com o giro da empresa desde o reinício em 1997.


A SEC também investigou uma concessão de segunda opção, de ações de 7,5 milhões para o Sr. Jobs, realizada em dezembro de 2001. Afirmou, no processo arquivado ontem, que a Sra. Heinen havia denunciado a concessão e assinado um conselho fiscal fictício afirmando que o conselho tinha aprovado A concessão ao Sr. Jobs em 19 de outubro em uma "reunião especial do conselho de administração", que a SEC acredita que nunca ocorreu. Isso fez com que a Apple não conseguisse gravar US $ 20,3 milhões em despesas de compensação associadas à concessão de opções, disse a SEC.


A Apple UK não pôde ser contatada para comentar esta manhã. Em uma declaração citada pela Bloomberg e pela Associated Press, um porta-voz da Apple disse que a SEC não havia acusado contra ela nem nenhum dos funcionários atuais, mas não comentou mais.


Mais de 100 empresas de tecnologia dos EUA foram forçadas a investigar suas bolsas de opções de ações. A prática de backdating uma opção não é ilegal. No entanto, os acionistas enganadores, ao não divulgarem que uma opção foi retroativa para um momento em que o preço de uma ação da empresa era menor pode ser uma ofensa, como pode não estar a pagar uma compensação adequada.


Steve Jobs está fora do gancho depois que suas opções de estoque sondam?


Thu 4 Jan '07 23.41 GMT Publicado pela primeira vez em 4 de janeiro de 2007 23.41 GMT.


A investigação interna da Apple pode ter expressado "total confiança" nele e na equipe de gerenciamento, mas ainda há uma pequena questão do inquérito separado sobre backdating de opções na Pixar, onde ele foi diretor executivo até que a Disney o comprou em maio passado. Na pior das hipóteses, ele poderia ser impedido de atuar como diretor de qualquer empresa pública.


As opções são a chance de comprar ações em uma empresa pelo preço que estavam em uma data específica, e vendê-las - se desejar - algum tempo no futuro no mercado aberto. Se o preço das ações aumentar o suficiente entre as duas datas, o titular pode obter lucros fáceis. A criação de uma data de início favorável os torna ainda mais lucrativos. O backdating não é ilegal, mas não contabiliza adequadamente.


Alguns pensam que o trabalho de Jobs na Pixar - onde ele fazia parte do comitê de compensação - pode provar um calcanhar de Aquiles. Ali, funcionários de alto nível, como John Lasseter, o gênio criativo de filmes como Toy Story e A Bug's Life, viram pontos de interrogação levantados sobre as opções retroativas concedidas em fevereiro de 1997 - pouco antes da Pixar ter assinado um acordo de distribuição com a Disney que impulsionou o preço das ações em 50% - e em 2000, assim como o preço das ações estava no seu nível mais baixo para todo o ano. A Disney (onde Jobs é agora um diretor) começou uma revisão independente das bolsas. Entre 1997 e 2004, as opções foram tratadas pelo quadro da Pixar, que incluiu Jobs. Se a contabilidade não foi feita corretamente, os Jobs podem ser atrapalhados pela Securities and Exchange Commission (SEC) - o que poderia ter que refletir "se ele participou conscientemente de criar irregularidades de opções (na Apple ou Pixar), o que poderia levar a SEC para tomar medidas legais contra ele, incluindo potencialmente impedindo sua capacidade de atuar como diretor, executivo ou executivo de relatórios financeiros de qualquer empresa pública, incluindo a Apple ", diz Richard Farmer, analista da Merrill Lynch.


E se o pior chegou ao pior, e Jobs foi excluído de servir no conselho da Apple e da Disney? Temos certeza de que ele encontrará algo para fazer. Por que, essas empresas precisariam de um consultor independente que pudesse aconselhá-las. E ele teria muito tempo em suas mãos.


Steve Jobs sobre o valor das opções de ações.


& quot; KissPhone & quot; conceito & # 8211; realmente?


Em 18 de março de 2008, Steve Jobs foi deposto pela SEC durante sua investigação sobre o escândalo de backdating das opções de ações da Apple. A deposição nunca foi divulgada até que a Forbes a publicou na sexta-feira, depois de obtê-la através de um pedido da Freedom of Information Act. (Depósito completo embutido abaixo)


Jobs explica seu raciocínio sobre por que ele pediu ao conselho para mega concessões de opções para ele e seus altos executivos, mas alega ignorância da mecânica de como isso aconteceu depois que o conselho aprovou as próprias concessões. (Foi a falsificação dos minutos do conselho para uma reunião que nunca ocorreu, e não o retrocesso per se, que conseguiu o ex-conselheiro geral da Apple, Nancy Heinen, em água quente com a SEC - esta deposição foi por uma causa contra ela). Não há muitas revelações na frente legal no documento.


Mas o documento fornece a primeira descrição detalhada do incidente do próprio Steve Jobs em suas próprias palavras. O que ocorre na deposição é como Jobs vê a si mesmo e a sua feroz lealdade a quem trabalha para ele. Por exemplo, depois de vender a NeXt à Apple em 1997, sua razão inicial para atuar como consultor foi obter "algumas pessoas da NeXt em alguns empregos onde poderiam ajudar a Apple". Ele próprio estava relutante em primeiro lugar para assumir o papel de CEO na Apple porque ele não queria que as pessoas de sua outra empresa, Pixar, "pensassem que as abandonasse".


Então, quando chegou a hora de recompensar seus executivos "ultra-chave" com um milhão de opções cada, dois deles eram do NeXT. Enquanto ele estava cuidando de seus principais tenentes, tentando "surpreender e deleitar-se com o que uma carreira na Apple poderia ser", ele estava "ferido" que o conselho da Apple não fez o mesmo por ele. Então, ele teve que conversar com eles sobre trocar suas 20 milhões de opções subaquáticas por 7,5 milhões de novas, o que eles fizeram.


Eu extrai alguns dos fragmentos mais suculentos da deposição abaixo. Alguns nomes foram redatados no original, mas eu os reinsira entre parênteses, onde é óbvio que Jobs está falando. Eu também atrevi mais algumas partes para a ênfase. (Na transcrição, "A" é Jobs).


1. Ao voltar para a Apple e se tornar CEO em 1997:


P: E eu acho, apenas para voltar no tempo, então, quero apenas tentar entender um pouco a transição de ter o consultor do título para se tornar CEO. Você poderia simplesmente descrever essa transição para mim?


R: Bem, quando a Apple comprou a NeXT, a Apple estava bastante desarrumada. Era bastante fácil de ver. E eu estava tentando ajudar no papel do meu braço. Eu estava tentando ajudar a Apple pegando algumas pessoas do NeXT em alguns trabalhos onde eles poderiam ajudar a Apple, e isso é praticamente tudo o que eu estava fazendo.


. . . P: Ok, o conselho realmente disparou [Gil Amelio] na semana seguinte?


P: E você assumiu o papel de CEO?


Empregos: Bem, não, não fiz. Eu estava muito preocupado com o fato de a Pixar ser uma empresa recém-pública com acionistas, funcionários e eu sentia que - - para o meu conhecimento, nunca havia sido CEO de duas empresas públicas antes. Então eu senti que se eu fizesse o trabalho, os acionistas e funcionários da Pixar pensariam que eu os abandonaria.


Empregos. E eu decidi apenas - - que eu não poderia fazer isso. Então tomei o título de CEO interino e concordei em voltar por 90 dias para ajudar a recrutar um CEO de tempo integral.


P. Como esse esforço de recrutamento foi?


P. E quando você diz que você falhou, é que você não encontrou alguém que considerasse adequado para assumir o papel?


R. Sim. A Apple não estava em boa forma e todos sabiam disso e o tipo de candidatos que nos ofereciam os headhunters não eram muito talentosos.


Q. Ok. Em outras palavras, não o tipo de pessoas que poderiam transformar a Apple?


Q. Ok. Então, depois desses 90 dias, o que aconteceu depois?


A. Bem, simplesmente escapou para o fato de que eu fiquei. Eu mantive o título interino do CEO há algum tempo, vários anos.


2. Sobre as origens da mega concessão de 4,8 milhões de dólares para os principais executivos da Apple:


A. A Apple estava em uma situação precária na medida em que nós, você sabe, fazia a explosão da bolha da internet e pensei que a equipe executiva da Apple e a estabilidade da equipe executiva da Apple eram uma das suas principais forças. E eu estava muito preocupado porque Michael Dell, um dos nossos principais concorrentes, tinha voado Fred Anderson, nosso diretor financeiro, para Austin, acho, ele e sua esposa, eu acho, tentando recrutá-lo. E eu também estava preocupado com o fato de [SUPORTEADO] e [SUPORTEADO] dois líderes técnicos muito fortes, também eram muito vulneráveis.


Então, eu estava muito preocupado com o fato de a Apple poder sofrer grandes perdas em sua equipe executiva com o ambiente de negócios em que estávamos e os concorrentes vindos de nossa gente.


. . . Bem, eu falei com o conselho quase todas as reuniões sobre, você sabe, pessoal-chave, porque acho que esse é o principal recurso que a Apple tem, é o seu talento.


Q. Tudo bem. E quem considerou ser estas pessoas ultra-chave?


A. [Timothy Cook] que na época eu acho que era nosso Vice-presidente Executivo de Operações, talvez vendas e operações, na verdade. Fred Anderson, nosso CFO. [Jon Rubinstein] chefe de hardware. [Avi Tevanian] chefe do software.


Quem eu estou esquecendo? Eu acho que esses foram os quatro principais.


Duas dessas pessoas ultra-chave, Rubinstein e Tevanian, vieram da NeXT. Jobs ajudou-os a serem contratados pela Apple após a venda do NeXT em primeiro lugar, e depois os recompensou com as opções em um milhão de ações. Hoje, Rubinstein está competindo contra a Apple no papel de presidente executivo da Palm, apoiado por Silver Lake Elevation Partners, onde Anderson é parceiro. Isso é gratidão por você.


3. Sobre a questão de saber se a Apple estava tentando escolher uma data de concessão para as opções para maximizar o retorno aos executivos, o Jobs tenta descartar a importância do papel que desempenhou no processo.


P. E, nesse tipo de opções, sendo, em parte, uma ferramenta de retenção, a idéia é tentar obter um preço mais baixo para que exista o potencial de maximizar os lucros das opções?


A. Você sabe, isso aconteceu antes. Eu tenho que lhe dizer que, para que essas opções valem a pena, o estoque tem que subir muito em comparação com um dólar ou dois no início. . . E então, se esses caras percebessem o tipo de dinheiro que poderiam fazer em outros lugares, ficando na Apple, você sabe, eles teriam que ganhar dezenas de milhões de dólares. Esses caras são realmente caras seniores. Vários deles, você sabe, poderiam ser CEOs de algumas grandes empresas e algumas empresas de médio porte.


Então, para que eles percebam esse tipo de ganho aqui, é muito mais do que uma pequena variação no preço de exercício.


No entanto, com um milhão de ações cada, cada aumento de US $ 1 traduzido em um ganho de US $ 1 milhão e um milhão de dólares ainda é de um milhão de dólares. Mas Jobs não estava apenas recompensando seus tenentes, ele estava tentando mantê-los. As "mega subvenções" foram concebidas para ser uma grande subvenção em vez de pequenas subvenções a cada ano.


4. Jobs explica o raciocínio por trás de sua estratégia de compensação:


Uma das coisas que eu senti foi que, ao invés de dar-lhes ações uma vez por ano, como é comum em algumas empresas, eu prefiro dar-lhes quatro anos de estoque por atacado. . . . O principal é se o estoque sobe, o que sempre esperamos, então as algemas de ouro são dramaticamente aumentadas, o que eu esperava que acontecesse.


E sobre o assunto de sua própria concessão de 7,1 milhões de opções no momento, Jobs diz que ele negociou tanto porque sentiu que não estava obtendo o reconhecimento que ele merecia:


P. Você poderia me contar um pouco sobre o processo de como tudo isso aconteceu?


A. Bem, foi uma situação difícil, você sabe. Não era tanto sobre o dinheiro, porque uma porcentagem muito pequena do meu patrimônio líquido era da Apple.


A. Mas todo mundo gosta de ser reconhecido por seus pares, e o mais próximo que tenho, ou qualquer CEO, é o Conselho de Diretores. E, como já vimos nas discussões da última hora, passei muito tempo tentando cuidar de pessoas na Apple e, você sabe, surpreender e deliciá-las com o que uma carreira na Apple poderia ser - poderia significar para eles e suas famílias. E eu senti que o conselho não fazia o mesmo comigo.


A. Então eu estava machucado, suponho que seria a palavra mais precisa e, você sabe, o quadro me deu algumas opções, mas estavam todos debaixo d'água. Eles não estavam debaixo d'água necessariamente devido ao nosso desempenho, mas, você sabe, a bolha explodiu no ponto-coms, e aqui eu estava trabalhando, você sabe, eu não sei, quatro anos, cinco anos da minha vida e não ver minha família muito e coisas, e eu simplesmente senti como se não houvesse ninguém que me olhasse aqui, você sabe.


A. Então eu queria que eles fizessem alguma coisa e então conversamos sobre isso.


Quando Steve Jobs se recusou a dar o estoque dos empregados adiantados da Apple, Steve Wozniak ofereceu US $ 10 milhões do seu.


Steve Wozniak. AP.


Steve Jobs pode ter sido um homem de negócios brilhante, mas ele nem sempre foi legal.


O empregado da Apple nº 12, Daniel Kottke, era uma dessas pessoas. Ele tinha viajado para a Índia com Jobs e era seu amigo da faculdade, mas Jobs ainda não sentia que ele era digno de estoque. Kottke disse mais tarde a Dice que esperava conhecer o fundador de Facebook, Eduardo Saverin, porque sentia que os dois tinham histórias semelhantes.


"Ele deve ser o verão de 1980 e nunca tive uma opção de estoque", disse Kottke a Dice. "Ninguém jamais me falou sobre isso. Tudo o que eu queria era apenas tocar a base com Steve sobre isso, e ele simplesmente não iria falar comigo. Ele me manteve esperando fora de seu escritório por horas, em várias ocasiões. Foi muito frio. E você sabe como ele é, ele simplesmente ficaria no telefone sem parar até eu sair, porque ele não queria falar comigo ".


Quando outro executivo da Apple mais tarde confrontou Jobs sobre a falta de opções de estoque da Kottke e ofereceu-se para combinar o que Jobs lhe deu, Jobs respondeu infameamente: "OK. Vou dar-lhe zero".


O outro co-fundador da Apple, Steve Wozniak, não sentiu que isso estava certo. Quando a Jobs se recusou a entregar as opções de compra de ações, Wozniak cavou em seus próprios bolsos e ofereceu US $ 10 milhões de ações da Apple aos primeiros funcionários da garagem. Ele diz que era "o certo" fazer.


Ele relata em um comentário no Google+: "E quando Jobs (no filme [Steve Jobs], mas realmente um conselho faz isso), negou estoque para a equipe inicial da garagem (alguns nem sequer mostrados) Estou surpreso que [os produtores ] escolheu não me mostrar que trouxe cerca de US $ 10 milhões do meu estoque para eles porque era o certo. E US $ 10 milhões foram muito naquela época ".


VEJA TAMBÉM: Como os 3 CEOs da Startup Disseram Fortunas para transformar a metade de seus empregados em Milionários.


Recomendado para você Powered by Sailthru.


Quando Steve Jobs se recusou a dar o estoque dos empregados adiantados da Apple, Steve Wozniak ofereceu US $ 10 milhões do seu.


Steve Jobs pode ter sido um brilhante.


Recomendado para você.


Tech Insider Emails & amp; Alertas.


Obtenha o melhor do Business Insider entregue à sua caixa de entrada todos os dias.

No comments:

Post a Comment